Já ouviu falar sobre como é bom a prática da Corrida de Rua? Mas você sabe o porquê de tamanho sucesso entre os praticantes? Entenda mais sobre seus benefícios a saúde.
É de conhecimento popular o quanto se exercitar faz bem para a saúde. Quem nunca ouviu uma recomendação médica ou o conselho de um amigo que começou a fazer uma caminhada leve e já se sente renovado? Existem de fato diversos fatores que contribuem para associar a corrida/caminhada ao bem-estar físico.
Para começar, ao praticar alguma atividade física liberamos os Hormônios da Felicidade, como por exemplo a endorfina. Com isso nosso cérebro recebe estímulos que impulsionam o bom funcionamento hormonal.
"A atividade física regular diminui o risco de vários distúrbios comuns, inclusive condições neurológicas, ajudando a tratá-la", explica o Dr. Sady. "A liberação de endorfina por meio dos exercícios gera reações de euforia e bem-estar, que também ajudam a manter o humor", completa o Dr. Batistella.
Além dos hormônios e da parte neurológica, tornar a corrida um hábito gera também um melhor funcionamento no sistema cardiovascular. Por isso tantos médicos ressaltam a importância da prática esportiva para pacientes com problemas de hipertensão, por exemplo.
Ainda há a importância do exercício para a parte ortopédica. Por meio de atividades físicas como a corrida de rua, a pessoa consegue um bom fortalecimento ósseo e das articulações. Embora se saiba que o cálcio e a vitamina D são essenciais à saúde óssea, estudos mostram que os exercícios podem retardar, ou até mesmo reverter, o declínio da resistência óssea com a idade, que foi comprovado por meio de um estudo com os médicos da BBC.
Auxilia também na resistência pulmonar. É comum que pessoas não-praticantes de atividades físicas se cansem com mais facilidade, e sintam a sensação de fadiga por mais vezes. O sistema respiratório é um dos sistemas que mais se beneficia com a prática de corrida de rua e/ou caminhada.
O primeiro passo para uma boa saúde, qualidade de vida e bem-estar é cuidar do seu corpo e mente. Por isso, procure se exercitar e ter uma boa alimentação. Lembre-se de sempre procurar acompanhamento médico para recomendações apropriadas à sua rotina.
Referências:
NAHAS, V Marcus; Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida; 2017.
Guedes DP, Guedes JERP; ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE: 2012.
Aguiar, Rômulo Carlos de , Cordeiro Eloia, Sara , Oliveira de Almeida, Maria Tereza , Queiroz Lira, Tâmia , Nazaré Oliveira, Eliany; Benefícios da Atividade Física para Saúde Mental; Saúde Coletiva [en linea]; 2011.
Antunes HKM, Santos RF, Cassilhas R, Santos RVT, Bueno OFA, Mello MT. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte. 2006.
コメント