Entenda por que os profissionais de saúde batem tanto na tecla da importância de praticá-los para ter uma vida mais saudável
O exercício aeróbico é definido como aquele que faz o organismo demandar uma maior quantidade de oxigênio.
O exercício aeróbico é aquele que utiliza oxigênio no processo de geração de energia para os músculos.
A prática regular de atividades físicas é um hábito que deve ser incluído na rotina para mais qualidade de vida e saúde. Não por acaso, esta é uma recomendação frequente dos médicos, e os exercícios aeróbicos estão entre as atividades mais acessíveis e simples de se executar. Isso porque a ginástica aeróbica, geralmente, não demanda equipamentos ou aparelhos para ser realizada. É possível praticar em qualquer lugar: na academia, no quintal, em casa e até mesmo ao ar livre.
Os exercícios aeróbicos podem fazer bem para corpo e mente. Ajudam a fortalecer o coração, a aumentar a resistência e a melhorar o humor. A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda a prática semanal de pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos) de exercícios de alta intensidade.
Além de aumentar a resistência física, os exercícios aeróbicos também ajudam a perder peso, já que promovem a queima de calorias. No entanto, se o seu objetivo é o emagrecimento, a recomendação é aliar a prática a uma alimentação balanceada. Toda atividade física ajuda no gasto calórico, mas o emagrecimento saudável depende da frequência da prática e dos hábitos alimentares.
Exercícios para praticar
Caminhada: pode ser feita em qualquer lugar e não é preciso nenhuma experiência para praticá-la, somente disposição. Natação: esporte considerado adequado para todas as idades e de baixo impacto para o corpo, por ser feito dentro da água. King Boxing: os exercícios misturam artes marciais, como taekwondo e kung fu, com as técnicas do boxe. Hidroginástica: por ser praticada dentro da água, o desgaste muscular, a tensão e os impactos são reduzidos. Spinning: a aula é de ciclismo e costuma ser realizada em diversas academias de musculação. A prática é feita em uma bicicleta ergométrica própria para este tipo de atividade. Jump: a aula envolve movimentos coreográficos feitos em uma mini cama elástica. Dança: independentemente da modalidade, a dança é uma excelente aliada para colocar o corpo inteiro em movimento. Pular corda: esse passatempo costumeiramente associado à infância é muito eficiente em diversas fases da vida, trabalha diversos músculos do corpo, especialmente as pernas. Body Pump: a atividade é uma mistura de músicas animadas com o treinamento de peso, utilizando barras, alteres e anilhas.
Lembre-se: é importante procurar sempre o acompanhamento de um médico e um profissional de educação física para um treino personalizado, que atenda seus objetivos e respeite seu perfil físico.
Referências
Associação Americana do Coração. Recomendações da American Heart Association para Atividade Física em Adultos e Crianças.
Organização Mundial da Saúde. Medição baseada em campo da aptidão cardiorrespiratória para avaliar intervenções de atividade física.
Associação Americana do Coração. Exercícios de Resistência.
UnimedBH. Exercícios aeróbicos: o que são e dicas para se movimentar.
Comments