El Bufallo vence o Força Bruta 2023; Acidentes em competição de surfe; Detalhes do Mundial de Handebol Masculino; Prêmio Brasil Olímpico abre votação ao público.
Imagem: Rodrigo Dod / Savaget
Após uma madrugada de muita chuva na Região Metropolitana de São Paulo, o sol apareceu em Cotia, neste domingo (15). E apareceu com tudo, como se quisesse rivalizar em potência com os gigantes do Força Bruta 2023. O evento mais tradicional de Strongman do Brasil chegou a 10ª edição neste ano e consagrou El Buffalo, apelido do colombiano Emanuel Mendoza Mosqueira, como o grande campeão.
O público que lotou as arquibancadas montadas no Parque Teresa Maia viu uma disputa acirrada e de alto nível, decidida apenas na última prova. El Buffalo, com seus 185kg, foi o mais consistente e levantou o troféu de campeão, seguido pelo boliviano Cristian Quiroga (de 162kg), o uruguaio Marcelo Martinez (134kg) e o brasileiro Flávio Nunes (130kg).
“Agradeço a Deus pelo resultado e ao Força Bruta pelo convite para competir com alguns dos melhores do mundo. E estar aqui, em um evento deste tamanho, me motivou para treinar ainda mais. Hoje (neste domingo), mostramos que o nível técnico da América do Sul não fica devendo para Europa ou Estados unidos”, disse o campeão, que venceu a primeira prova, o Vikking Press.
Com um vencedor diferente em cada uma das duas provas, a decisão do Força Bruta 2023 ficou para a quarta e última prova. Cada Strongman deveria puxar um ônibus de 13 toneladas por 15 metros até a linha de chegada. Novamente, a disputa conheceu um vencedor diferente.
Flavio Nunes conseguiu puxar o ônibus em 37 segundos para ser o melhor na última prova. Em segundo lugar – resultado que lhe valeu o título – El Bufallo conseguiu o tempo de 39 segundos. Os dois últimos colocados na prova foram Quiroga, com 43s e Martinez, com 1min01.
“Evento top, pesadíssimo e sol muito quente. Vou me preparar melhor para voltar ano que vem e lutar pelo título”, disse Nunes.
Competição de Surfe Fica Sem Campeão Após Inúmeros Acidentes
O Da Hui Backdoor Shootout 2023 terminou de forma dramática após uma série de acidentes sérios com competidores, sendo um deles grave. Kala Grace, teve seu capacete arrancado durante o caldo e saiu da água desacordado direto para o hospital, onde permanece em observação.
Além de Kala, Makua Rothman e Billy Kemper também sofreram acidentes bizarros e precisaram de ajuda médica, mas, felizmente, sem maior gravidade.
Devido às ocorrências e às condições realmente pesadas do mar no domingo (15), o Da Hui Backdoor Shootout 2023 permanece sem campeão anunciado.
O mar em Pipeline e Backdoor, palco do evento, apresentou as maiores e mais assustadoras ondas dos últimos anos em competições por lá. Isso deu ao campeonato uma atmosfera épica, com muitos wipe outs, mas, também, momentos memoráveis, como, por exemplo, o tubo surfado por Moana Jones, apontado como o melhor tubo surfado por uma mulher na história de Pipeline.
Mundial de Handebol Masculino
Imagem: IHF/Divulgação
Participando de seu primeiro Mundial na história do handebol masculino, a Bélgica fez história neste domingo (15), ao vencer a Tunísia por 31x29. Com grandes chances de avançar para a próxima fase, os belgas foram superiores e colocaram os tunisianos em uma situação complicada: eles precisam vencer a Dinamarca para poder sonhar com o Main Round.
Em outra partida válida pelo grupo H, a Dinamarca derrotou o Bahrein por 36x21 e já está classificada.
Resultados 15/01:
Grupo E
Alemanha 34x33 Sérvia
Catar 29x24 Argélia
Grupo F
Macedônia do Norte 24x34 Países Baixos
Noruega 32x21 Argentina
Grupo G
Croácia 40x22 Estados Unidos
Egito 29x19 Marrocos
Votação Para o Prêmio Brasil Olímpico 2022
Com oito nomes de peso entre os candidatos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo os indicados de duas das principais categorias do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) de 2022: Atleta da Torcida e o Prêmio Inspire, escolhas do público. Os candidatos são:
Alison dos Santos (atletismo)
Ana Marcela Cunha (águas abertas)
Arthur Nory (ginástica artística)
Hugo Calderano (tênis de mesa)
Marcus D'Almeida (tiro com arco)
Rafaela Silva (judô)
Rayssa Leal (skate)
Rebeca Andrade (ginástica artística)
Os vencedores do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire serão escolhidos pelo público através do site https://pbo.cob.org.br. O COB informou que a votação fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro, marcada para o dia 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio.
Colaborou Juliana Araujo
Comments