Com o avanço medicinal, sabemos hoje que não é necessário a restrição total do sódio.
Por muito tempo foi se associado o consumo de sal com a pressão alta. Com o avanço medicinal, sabemos hoje que não é necessário a restrição total do sódio. O cloreto de sódio está atrelado não só a malefícios, já que é um mineral indispensável na alimentação até de quem tem hipertensão. Porém, quem tem a hipertensão está mais propenso a sofrer as consequências do consumo do sal.
Quem é hipertenso deve sim ter cuidado com a ingestão do sódio, já que o organismo tem mais dificuldade em sua absorção, e pode agravar o quadro. Deve ser ressaltado também que o exagero na ingestão de sal não está somente atrelado a pressão alta, mas também a outros problemas cardiovasculares, ganho de peso, e até mesmo o comprometimento dos rins.
O que é Hipertensão?
Pressão alta ou hipertensão arterial (HA) é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte e fica acima dos limites considerados normais para a idade.
A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg), sendo considerados ótimos os valores de 120 por 80 mmHg ou “12 por 8” cm de Hg. Mas, quando esta pressão está persistentemente maior que 140 por 90 mmHg ou “14 por 9” cm Hg ela é considerada alta e um médico deverá ser consultado.
A maior parte das vezes a pressão alta ocorre sem sintomas e não tem uma única causa bem definida. No entanto, sabemos que a doença é de natureza hereditária (atinge vários membros da mesma família), aumenta sua frequência com a idade, sedentarismo, ganho de peso e excesso de consumo de sal.
Sintomas
A Hipertensão pode ser assintomática em alguns casos, mas também pode ocorrer sintomas como cefaleia, tontura, náuseas, vômitos, fadiga, edema de membros, dispneia, sangramento nasal, irritabilidade, sudorese, taquicardia.
Principais Fatores de Risco
Obesidade
Etilismo
Sedentarismo
Estresse
Consumo excessivo de Sal
Tratamento
Abandonar o tabagismo e etilismo Exercício Físico Regular
Manutenção do Peso
Reeducação Alimentar, promovendo uma alimentação adequada, com redução/controle na ingestão de Sódio.
Terapia Nutricional
Os Alimentos salgados devem ser evitados ou controlados
Carnes Salgadas: carne seca, bacalhau, bacon, toucinho, peixes em salmoura, sardinha e atum enlatado, salmão defumado, patês industrializados.
Embutidos: linguiça, salsicha, salame, mortadela, paio, presunto, chouriço
Enlatados: ervilha, milho picles, molho de tomate, azeitona, palmito (em conserva) Salgadinhos: aperitivos (industrializados)
Temperos, Molhos Prontos: caldos concentrados em tabletes, ketchup, molho inglês, maionese, mostarda, patês, sopas prontas, molho de soja, molhos para salada industrializados,
Queijos, manteiga, margarina com sal
Optar por alimentos naturais
Priorizar FVL (frutas, verdura e legumes) e Cereais Integrais
Não utilizar Saleiro à mesa
Verifique sempre o rótulo dos alimentos e observe a presença de Sódio (fazer um comparativo entre marcas e optar por aquele com menor quantidade)
Controlar o consumo de Cafeína (café, chá mate, chá verde, chá preto), refrigerantes a base de cola
Substitua o sal por condimentos tipo cebola, alho, manjericão, orégano, alecrim, salsa, coentro, louro e outras ervas e especiarias.
Peixes e Aves (sem pele)
Algumas dicas:
Evitar:
Tabagismo;
Bebidas alcoólicas;
Temperos prontos contendo sal e/ou glutamato monossódico;
Alimentos embutidos (calabresa, salame, presunto, mortadela e salsicha);
Conservas ricas em sódio, como de palmito, milho e champignon;
Açúcar;
Alimentos ultraprocessados (produtos alimentícios pronto para consumo ou para aquecer, como lasanha e pizza congelada, sorvete, biscoitos, hambúrguer industrializado, guloseimas e outros).
Recomendações:
Mantenha uma rotina de atividade física com orientação profissional;
Consuma diariamente frutas, verduras e legumes;
Leia atentamente a tabela nutricional e lista de ingredientes para evitar alimentos que contenham glutamato monossódico ou excesso de sódio.
Troque o sal adicionado nas preparações, pelo sal de ervas (receita) ou Sal de gergelim (receita)
Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados;
Consumir diariamente no mínimo 2 litros de água;
Prefira laticínios com baixo teor de gordura e cereais que sejam integrais; 8. Prefira aves e peixes ao invés de carne vermelha.
Receitas
Colaboraram com essa matéria as nutricionistas Dra Nubia França e Dra Fabiana Raucci.
Comments